segunda-feira, janeiro 28, 2019

FURNAS EMITE NOTA EM RELAÇÃO AS REPRESAS DE ANTA E SAPUCAIA-RJ

Foto extraída da rede social 
Em função dos últimos e tristes acontecimentos em Brumadinho-MG, o Prefeito Fabrício Baião (foto), da cidade de Sapucaia-RJ, entrou em contato com Furnas pedindo que a empresa emitisse um informe de segurança sobre o funcionamento das usinas de Simplício e Anta, para esclarecimento e tranquilidade da população. 
Confira abaixo, a nota enviada:
As Usinas de Simplício e Anta, que compõem o AHE Simplício, estão em plenas condições de operar com segurança, não existindo qualquer anormalidade que comprometa a integridade e/ou funcionalidade das estruturas.

A integridade dos equipamentos e estruturas das usinas é garantida por um sistema de segurança de operação, monitorado 24 horas por dia e acompanhado pelo Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia, capaz de detectar qualquer eventual anormalidade e sinalizar para que o operador possa intervir imediatamente ou acionar o órgão de manutenção responsável.
A operação do AHE Simplício conta também com uma equipe de técnicos que verificam continuamente as condições das estruturas das usinas e os dados registrados pelos equipamentos de monitoramento. Essas ações permitem que os engenheiros responsáveis tomem decisões de forma eficiente e segura.
Com o conhecimento de quem detém e opera um parque gerador composto por 21 hidrelétricas, Furnas executa há 30 anos seu protocolo de controle de segurança de barragens, que inclui inspeções regulares e manutenções corretivas e preventivas.
Tecnologia de construção de barragem
A barragem de Simplício conta com duas tecnologias em concreto. 
Enquanto as estruturas da casa de força e do vertedouro são de concreto armado, o barramento é feito com concreto compactado a rolo, material seco e consistente, comprimido por meio de grandes rolos. A associação dessas duas técnicas é muito utilizada em barragens, o que garante a sua durabilidade e segurança.
O formato da barragem de Anta (galgável) é outro dispositivo de segurança, permitindo que uma grande quantidade de água escoe livremente por cima da estrutura, não comprometendo a sua funcionalidade.
Da mesma forma, o circuito hidráulico foi projetado com base em uma vazão decorrente de chuvas que acontecem a cada 10 mil anos, ou seja, muito superior às ocorridas habitualmente.
 Sobre o AHE Simplício
O Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício é um complexo composto por duas usinas (Anta e Simplício), uma barragem de concreto, duas casas de força, um vertedouro e uma série de canais, túneis, diques e reservatórios. Trata-se de um projeto de engenharia único na história de Furnas, pois o empreendimento se distribui ao longo de cerca de 30 km. 
O empreendimento possui capacidade instalada de 333,7 MW, energia suficiente para abastecer uma cidade de 800 mil habitantes.

Informações: Assessoria de Comunicação Furnas

Blog do Adenilson Mendes - A Notícia É.


5 comentários:

  1. Os diques são jusante ou montante. Se for jusante tá ótimo se for montante tá igual brumadinho

    ResponderExcluir
  2. Q bom q o sistema de segurança está correto ,Pq está sendo muito triste é revoltante a situação de Brumadinho.

    ResponderExcluir
  3. Parece que uma é a montante ? de Anta ? A Agencia de ÁGUAS - ANA, esta fiscalizando, a onde estão as SIRENES !! Qual é o PLANO DE CONTINGÊNCIA ? Não é tão tranquilo ASSIM NÃO. Bem antes desse triste acontecido em BRUMADINHO-MG, No inicio do mes de Dezembro 2018, na CAMERA DE VEREADORES DE A, PARAÍBA-MG, fiz um alerta a RESPEITO, estão lá a DEFESA CIVIL e o Presidente da Casa, dentre outras autoridades. Não estão tão seguro assim não ! NÃO TEM HORA PARA ACONTECER. vAMOS SE MEXER !

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente é isso o que nós estamos vendo quantas vidas destruídas pela ganancia será que vai ser preciso acontecer de novo? Já basta foram muitas mortes o suficiente . Queridos vereadores vcs estão aí pra defender nós o povo. É hora de agir!!!!

    ResponderExcluir