domingo, janeiro 06, 2019

A CIRCUNFERÊNCIA DO TEMPO - OPINIÃO: Waganer F. Barbosa.

Imagem do Google / reprodução.
  Estamos em 2019, caminhando sobre milênios de civilização humana na Terra. Trabalhadores do presente dando continuidade à obra de edificadores do passado. Devemos fazer parte do nosso tempo e viver a atualidade. Do contrário, seremos gente ultrapassada vivendo no presente. 
          Se olharmos e meditarmos em toda a criação: as galáxias,              as estrelas, o mar, as plantas, os animais, o homem, a mulher,                  os bebês, as crianças, os jovens, os idosos e enfim, a vida, aceitamos e cremos que tudo provem de Deus e que tudo está relacionado a Ele, tudo depende Dele, é Dele, para Ele, por Ele - o Deus do Passado, do Presente e do Futuro. 
          Mas Deus não faz parte do nosso universo físico. Nosso universo é separado e distinto Dele, criado a partir do nada e não a partir de Si mesmo. O tempo (“no principio”) foi criado juntamente com nosso universo e tudo o que é gerado ou tem vida neste mundo tem um começo, um meio e um fim. Deus não faz parte do tempo ou pertence ao nosso universo. Ele é eterno, observa tudo de fora de tudo e está acima de todas as coisas – a pura transcendência. Ele vê passado/presente/futuro de um vez só, em conjunto. 
          O tempo em si é uma “imagem passageira”, uma miragem de finitude no horizonte de nossa vida. Mas, na verdade, estamos numa escala de eternidade e de infinitude. Todas as épocas ou tempos (cronos) são diferentes em nossa perspectiva, mas são iguais perante Deus - o dono do tempo. Como não é possível desenhar aqui, tente imaginar uma Circunferência do Tempo onde Deus é o centro e nós habitamos o limite da circunferência onde todos os pontos se apresentam a igual distância do centro. A linha do tempo parece retilínea para nós, mas está numa curva concêntrica diante de Deus, o centro. Assim, todas as eras, milênios e séculos estão diante Dele igualmente. 
          Aqueles que entraram em nosso mundo, mesmo que por pouco tempo viveram, jamais deixarão de existir no registro da eternidade, lembrando que nossa alma é única, nunca existiu nem existirá outra igual em toda a criação. Este texto é uma homenagem a Deus e ao ser humano - aos que eram: os que já viveram e morreram e pertencem ao passado ao qual devemos nosso presente; aos que são: nós os que estão vivos, que pertencem ao presente e preparam o futuro para as novas gerações; aos que serão: os que nascerão e virão depois de nós e que pertencem ao futuro e darão continuidade à existência da raça humana. 
  Valorize muito o seu presente – ele é um presente de Deus pra você.

Opinião: Por Wagner F. Barbosa.

2 comentários: