sábado, janeiro 19, 2019

GRATIDÃO - OPINIÃO: WAGNER F. BARBOSA - 19/01/2019

Gratidão é uma atitude ou sentimento de agradecimento que se tem por alguém que lhe prestou uma ajuda ou benefício. Esse sentimento ocorre naturalmente em alguns casos e em algumas pessoas, mas em muitas situações ele precisa ser ativado por nós através de nossa boa vontade, desejo e memória. Encontramos no dia-a-dia o uso da expressão “obrigado (a)” como forma de gratidão. 
          A gratidão é um daqueles sentimentos que ilumina a alma e enaltece a humanidade. Ela pode ajudar a transformar o caráter, pode se tornar um remédio para curar feridas, dar-nos prazer e melhorar a auto-estima. Quando somos gratos ou agradecidos nos tornamos melhores e mais felizes. Reconhecemos a importância de “pequenas coisas” em nossas vidas, ficando satisfeitos com o que já conseguimos ou realizamos, não nos contentando apenas na obtenção das grandes. 
          Ser uma pessoa grata é também ser inteligente e ter sabedoria. É reconhecer nossos limites, ter humildade e aceitar o fato de que precisamos um dos outros e que não devemos nos isolar.               A gratidão, portanto, é uma qualidade, uma forma de ver o mundo,      de encarar a realidade e um bom remédio quando pensamentos ou lembranças ruins alcançam nossa mente e coração. 
          Só é preciso tomar cuidado com duas coisas: primeiro, ser grato não é ficar devendo favor a ninguém ou se sentir na obrigação de retribuir/pagar a ajuda recebida; segundo, aquele que ajudou não cobrar o favor ou como se diz, ficar “jogando na cara” do ajudado o bem lhe feito.  
          A Ingratidão é um defeito, é uma das piores coisas que temos de tolerar e perdoar. E dói muito mais quando vem de uma pessoa familiar ou muito próxima. A ingratidão torna feio o ser humano e o corrompe por dentro. Está presente em gente mal resolvida, é motivo de rebelião e divisão. Nunca anda sozinha e tem como grande amiga a Inveja. Pessoas ingratas são DOENTES que precisam de CURA. 
          A pessoa grata ou agradecida sabe dar valor a tudo ou quase tudo que tem. A pessoa ingrata ou mal-agradecida desvaloriza tudo ou quase tudo o que tem. 
          
Você é uma pessoa grata ou ingrata? 

Opinião: Por Wagner B. Ferreira.

Blog do Adenilson Mendes - A Notícia É.

Nenhum comentário:

Postar um comentário