Na data de ontem, sexta-feira 30/01/2026, a partir de informações qualificadas, levantadas pela Seção de Inteligência da 4ª CIA PM MAMB, em integração com o 2º Grupamento do 2º Pelotão da Polícia Militar, em que na localidade de Fernando Lobo, avia em alguns locais mantidos em freezeres, grande quando de pescado retirado do Rio Paraíba do Sul. Foi desencadeada uma Operação Policial Ambiental voltada ao enfrentamento de crimes contra a fauna, com ênfase na PESCA PREDATÓRIA durante o período da piracema, que teve início no dia 1º de novembro/2025 e terá término do dia 28/02/2026.
As ações foram planejadas com base em levantamentos prévios, direcionando o emprego das equipes para residências de indivíduos suspeitos, onde havia indícios de depósito irregular de pescado.
Segundo a Polícia Militar Ambiental(PMMA), durante as diligências, foi constatado que todo o pescado apreendido encontrava-se armazenado no interior das residências dos autores, caracterizando a manutenção e o depósito ilegal de peixes pescados durante o período de defeso (piracema).
Paralelamente, as equipes também identificaram a manutenção irregular de pássaros da fauna silvestre em cativeiro, bem como o uso e armazenamento de petrechos proibidos, como redes de pesca, ampliando a materialidade dos crimes ambientais constatados.
A operação reforça a atuação preventiva e repressiva da Polícia Militar de Meio Ambiente, aliada ao emprego da inteligência policial, como ferramenta essencial para a proteção dos recursos naturais, a preservação da biodiversidade e o cumprimento da legislação ambiental vigente.
Materiais apreendidos:
* 07 pessoas presas;
* 318 quilos de pescado apreendidos em depósito irregular, oriundos de pesca realizada no período da piracema;
* 15 pássaros da fauna silvestre apreendidos em cativeiro irregular;
* Diversas redes de pesca utilizadas na prática ilícita apreendidas.
Informações da Polícia Militar Ambiental de Além Paraíba-MG




Nenhum comentário:
Postar um comentário