 |
Foto extraída da rede social |
Em função dos últimos e tristes acontecimentos em Brumadinho-MG, o Prefeito Fabrício Baião (foto), da cidade de Sapucaia-RJ, entrou em contato com Furnas pedindo que a empresa emitisse um informe de segurança sobre o funcionamento das usinas de Simplício e Anta, para esclarecimento e tranquilidade da população.
Confira abaixo, a nota enviada:
As Usinas de Simplício e Anta, que compõem o AHE Simplício, estão em plenas condições de operar com segurança, não existindo qualquer anormalidade que comprometa a integridade e/ou funcionalidade das estruturas.
A integridade dos equipamentos e estruturas das usinas é garantida por um sistema de segurança de operação, monitorado 24 horas por dia e acompanhado pelo Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia, capaz de detectar qualquer eventual anormalidade e sinalizar para que o operador possa intervir imediatamente ou acionar o órgão de manutenção responsável.
A operação do AHE Simplício conta também com uma equipe de técnicos que verificam continuamente as condições das estruturas das usinas e os dados registrados pelos equipamentos de monitoramento. Essas ações permitem que os engenheiros responsáveis tomem decisões de forma eficiente e segura.
Com o conhecimento de quem detém e opera um parque gerador composto por 21 hidrelétricas, Furnas executa há 30 anos seu protocolo de controle de segurança de barragens, que inclui inspeções regulares e manutenções corretivas e preventivas.
Tecnologia de construção de barragem
A barragem de Simplício conta com duas tecnologias em concreto.
Enquanto as estruturas da casa de força e do vertedouro são de concreto armado, o barramento é feito com concreto compactado a rolo, material seco e consistente, comprimido por meio de grandes rolos. A associação dessas duas técnicas é muito utilizada em barragens, o que garante a sua durabilidade e segurança.
O formato da barragem de Anta (galgável) é outro dispositivo de segurança, permitindo que uma grande quantidade de água escoe livremente por cima da estrutura, não comprometendo a sua funcionalidade.
Da mesma forma, o circuito hidráulico foi projetado com base em uma vazão decorrente de chuvas que acontecem a cada 10 mil anos, ou seja, muito superior às ocorridas habitualmente.
Sobre o AHE Simplício
O Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício é um complexo composto por duas usinas (Anta e Simplício), uma barragem de concreto, duas casas de força, um vertedouro e uma série de canais, túneis, diques e reservatórios. Trata-se de um projeto de engenharia único na história de Furnas, pois o empreendimento se distribui ao longo de cerca de 30 km.
O empreendimento possui capacidade instalada de 333,7 MW, energia suficiente para abastecer uma cidade de 800 mil habitantes.
Informações: Assessoria de Comunicação Furnas
Blog do Adenilson Mendes - A Notícia É.