terça-feira, agosto 04, 2020

POLÊMICA NA CIDADE DE BICAS-MG - "PREFEITURA EMITE NOTA SOBRE O SUPOSTO CASO DE JATO DE ÁGUA EM MORADOR DE RUA"

Uma polêmica envolvendo um senhor na faixa etária dos 50 anos de idade em estado de vulnerabilidade social, que se encontrava dormindo em uma calçada e um funcionário da prefeitura municipal da cidade de Bicas na Zona da Mata Mineira, está sendo muito falada nas redes sociais.
Chegou-se a cogitar que o senhor teria recebido um jato de "água", pelo funcionário do setor de obras da prefeitura municipal quando realizava desinfestação das ruas e calçadas "com clorito" para combater o coronavírus e o senhor estava deitado na calçada de uma Rua no Centro da cidade.

NOTA DE ESCLARECIMENTO
"A Prefeitura Municipal de Bicas vem a público prestar esclarecimento a respeito da notícia parcial e enviesada publicada nas redes sociais na data de hoje, 04/08/2020. A pseudo notícia traz a informação de que um funcionário da prefeitura teria acordado com jatos de água um morador de rua que dormia no passeio da Rua dos Operários, nesta manhã de terça feira. Fato que a própria imagem por si só já desmente, pois ninguém que é acordado à jatos de água permanece a dormir num chão frio e encharcado. 
Vamos aos fatos: desde o início das ações de combate ao novo Coronavírus, um caminhão pipa passa em frente aos locais de maior concentração fazendo a desinfecção destes locais. Diferente do que foi informado, não se faz o procedimento com jatos de água, mas um sistema adaptado ao caminhão para que a água saia espalhada e sem pressão. A prefeitura chamou o motorista do caminhão para explicar o motivo de não ter evitado a passagem no local onde dormia o Sr. Sérgio. O mesmo explicou que não chegou a vê-lo deitado na calçada, uma vez que haviam carros estacionados em frente ao mesmo e que não imaginou ter alguém deitado ali, já que não tem histórico de moradores de rua e/ou migrantes dormindo naquele local. Dessa forma, se chegou a respingar alguma água no Sr. Sérgio não foi uma ação intencional e deliberada, como faz acreditar a pseudo notícia.
Com relação ao Sr. Sérgio, o mesmo é migrante vindo da cidade de Manhuaçu, conforme abordagem feita pela Secretaria de Assistência Social realizada hoje após o acontecido. O mesmo informou que chegou em Bicas ontem 03/08 por volta das 20:30h. Na ocasião do atendimento foi constatado que o mesmo já havia recebido ajuda de auxílio passagem em março deste ano. Foi questionado se ele havia sido acordado com jatos de água pela manhã quando dormia na calçada, o mesmo respondeu que sequer viu o caminhão passar e que não acordou molhado. A Secretaria de Assistência Social verificou que o Sr. Sérgio já havia almoçado e forneceu a passagem para Juiz de Fora, onde possui familiares, sendo acompanhado pela equipe da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social até entrar no ônibus.
Esclarecido os fatos, a Prefeitura Municipal de Bicas vem prestar sua solidariedade ao Sr. Sérgio e aos demais migrantes e moradores de rua que por motivos diversos tem que deixar seu lar e familiares e vivem nas ruas ou viajando de cidade em cidade buscando novas oportunidades. 
Fonte: Prefeitura Municipal de Bicas (MG) via e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário