domingo, dezembro 23, 2018

O NATAL - OPINIÃO POR WAGNER F. BARBOSA

Estamos próximos de mais um Natal. É um dia internacional de feriado nacional no ocidente. 
Um feriado religioso da cristandade mas que acaba sendo compartilhado também por pessoas de outras religiões e até ateus. Além de lembrar do aniversariante que é Jesus  (papai Noel que me desculpe), a época natalina evoca um clima de tolerância e paz entre as pessoas, prestigiando a união e os laços familiares. Quem dizer que não há beleza e bondade no Natal está mentindo. 
          É claro que alguns entram em discussões teológicas criticas a cerca do Natal e perdem o essencial. Ressalta-se que este dia não é um dia de feriado qualquer comparado a tantos outros. Ele tem um valor simbólico incomensurável não apenas a nível espiritual como também a nível político e cultural. Trata-se de pontuar um marco central, a pedra fundamental da civilização ocidental. Todos os nossos valores e princípios morais são fundamentados na Bíblia. Até mesmo nosso sistema econômico capitalista moderno assenta-se no cristianismo – como bem nos mostra Max Weber em seu grandioso “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”. 
          Não existe sociedade ou civilização que não tenha como base a religião. Aqueles que tentaram ou tentam destruir a religião ou a fé trabalham como aqueles que tentam segurar a água com as mãos. Quando a religião e os valores morais de uma nação enfraquecem, são corroídos também todo o tecido social que entra em decadência, fazendo um império deixar de existir como foi o caso de Roma. 
          Se quisermos sobreviver como nação ou civilização, portanto, não devemos abandonar ou sermos cúmplices da destruição do cristianismo e dos princípios e valores morais judaico-cristãos que sempre nos guiaram. Não devemos parar jamais de festejar o Natal em todo o seu simbolismo.  
          NATAL, então, não é só um grande dia para estarmos em família, comemorando e trocando presentes. É uma punhalada no coração das Trevas. É o hasteamento de uma grande bandeira de fé e de vitória da maior e melhor civilização que já existiu. Feliz Natal a Todos. 

Ass: Wagner Ferreira Barbosa.


Blog do Adenilson Mendes - A Notícia É.


Nenhum comentário:

Postar um comentário