quarta-feira, agosto 31, 2022

POLÍCIA MILITAR DE ALÉM PARAÍBA-MG RENDE HOMENAGEM AO CORPO DE BOMBEIROS DE MINAS GERAIS POR SEUS 111 ANOS DE EXISTÊNCIA

Neste dia, 31 de agosto, temos um motivo gigante para comemorarmos o aniversário de uma Instituição fundamental na vida dos mineiros. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais é uma Corporação cuja principal missão consiste na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do estado de Minas Gerais, com apoio prestado até fora do Brasil. 


Aos 111 anos de sua criação, a 52ª Cia Cia PM, de Além Paraíba, tem o orgulho e honra de comemorar esta data e desejar  feliz aniversário aos irmãos Bombeiros Militares, bem representado em nossa região pelo Posto Avançado em Além Paraíba.

Cap. Amarildo de Sá Ferreira, Cmt. da 52ª Cia PMMG/Além Paraíba.

A trajetória do Bombeiros Militares de Minas Gerais, no ano de 1911, quando o Presidente do Estado de Minas Gerais, Júlio Bueno Brandão, criou por meio da lei estadual nº 557, um serviço de combate a incêndio, aproveitando os profissionais da Guarda Civil. Na época, para cumprimento da legislação, 11 guardas civis foram enviados para a então Capital Federal, o Rio de Janeiro, com a missão de receberem treinamento e, assim, tornarem-se bombeiros. A capacitação ocorreu entre os meses de maio e agosto de 1912, mas após os profissionais voltarem para a Capital Mineira, não chegaram a desempenhar o serviço de bombeiros. Isto, ficou a cargo de outros 15 militares que pertenciam à Força Pública. Eles também foram enviados ao Rio de Janeiro para realização de treinamento. Então, em 1913, a Seção de Bombeiros foi efetivamente instalada anexo ao Quartel do Primeiro Batalhão da Força Pública.

Outro marco na trajetória do CBMMG ocorreu em 1978, quando o número 193 passou a ser utilizado para acionar o Corpo de Bombeiros.

Dez anos depois, em 1993, a Lei nº 11.090, de 18 de maio, previa a possibilidade de emprego de mulheres nas atividades do Corpo de Bombeiros, que até então, era uma corporação exclusivamente masculina. Em dezembro deste ano, 80 mulheres ingressaram no Curso de Formação de Soldados. Atualmente, 10% do efetivo do CBMMG é composto por mulheres.

Fonte: www.revistaemergencia.com.br

Blog do Adenilson Mendes - A NOTÍCIA É.

ACESSE: www.minicash.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário