terça-feira, novembro 23, 2021

HEMOMINAS EM ALÉM PARAÍBA VAI COMEMORAR O DIA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

Nesta QUINTA-FEIRA, 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e busca sensibilizar a população para a importância da doação.

O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue. A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia especialmente importante para promover o ato solidário e altruísta da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.

Na semana do 25 de novembro, os serviços de hemoterapia de todo o país estão mobilizados em campanhas locais para o fortalecimento da doação voluntária. O sangue doado é utilizado em pessoas com doenças hematológicas variadas, tratamento de pacientes com câncer, e nos casos cirurgias eletivas de grande porte e emergências.

Entenda um pouco mais sobre a doação de sangue

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso subsequente em transfusões de sangue.
O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue.
A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa! Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para o doador e aos pacientes que receberão o sangue coletado. Seja sincero ao responder as perguntas!
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.
Na Unidade da Fundação Hemominas de Além Paraíba o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue será comemorado entre os dias 22/11 e 26/11 com os seguintes horários:

*22/11- segunda-feira: 16h às 18h30 
*23/11 - terça-feira: 7h às 11h
24/11 - coleta em Cataguases
25/11 - quinta-feira: 7h às 11h
26/11 - sexta-feira: coleta em Muriaé.
Será oferecido um lanche especial aos candidatos a doação além de lembranças alusivas à data.

A Fundação Hemominas comunica que, por determinação do Ministério da Saúde, em função da pandemia, a capacidade de atendimento em todos os hemocentros está reduzida à metade dando prioridade ao atendimento por agendamento que pode ser feito pelo telefone 32-3466-6600.

A Hemominas fica localizada a Rua Felizarda Esquerdo, 45 - Ilha Recreio, ao lado da Secretaria de Saúde.

Blog do Adenilson Mendes / A NOTÍCIA É.




Nenhum comentário:

Postar um comentário