quinta-feira, maio 31, 2018

CEFET DE LEOPOLDINA INICIARÁ CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

Será implantado na metade deste ano na Unidade do CEFET-MG em Leopoldina, o Curso Superior em Engenharia da Computação. A informação foi confirmada pelo diretor do CEFET Leopoldina, Professor Dr. Douglas Martins Vieira da Silva (foto), na manhã desta quarta-feira (30), data na qual foi publicado o edital para o processo seletivo. Clique AQUI para acessar o Edital.
A confirmação do Curso Superior em Engenharia da Computação em Leopoldina é resultado de um esforço coletivo envolvendo a união de coordenações e departamentos locais, diretoria da unidade, diretoria de graduação e diretoria geral, sociedade e prefeitura de Leopoldina, que contribuíram para que esta conquista fosse alcançada. 
O Projeto para criação do Curso em Engenharia de Computação na Unidade de Leopoldina do CEFET-MG foi aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), no Conselho de Graduação (CGRAD), na Congregação da Unidade Leopoldina e no dia 27 de março pelo Conselho Diretor (CD). De acordo com as informações, o projeto tramitava internamente desde setembro de 2016. Após a aprovação interna, o projeto foi cadastrado no e-MEC, mas o MEC arquivou o pedido por reconhecer que o CEFET-MG agora tem autonomia para a abertura de novos cursos sem a necessidade de aprovação.
O Projeto de Curso, que terá como coordenador o Prof. Dr. Maicon Stihler (foto), 37 anos, professor do CEFET Leopoldina desde 2014, prevê entrada semestral, com 30 vagas por semestre. O curso tem duração de 5 anos (3.600 horas), turno integral. Maicon comentou que o curso irá oxigenar a população acadêmica de Leopoldina, especificamente do CEFET, porque os alunos terão contato com alunos de um curso diferente, possibilitando, dentre vários aspectos, a realização de novas pesquisas. 
As inscrições para o processo seletivo da graduação serão feitas a partir desta segunda-feira, 4 de junho, até o dia 4 de julho, exclusivamente através da internet no endereço www.vestibular.cefetmg.br
Outras ações em andamento
A diretoria da Unidade Leopoldina tem se empenhado no fortalecimento da verticalização do ensino, alinhando ações que vão desde o ensino de nível técnico à pós-graduação e conta com a participação de uma grande equipe de servidores dedicados e empenhados em diferentes frentes de trabalho. Também está em tramitação interna o projeto do Curso noturno em Engenharia Mecânica, que atualmente está sendo avaliado no CEPE. “Desde quando entrei na gestão, em maio de 2016, já era nosso objetivo trazer um novo Curso Superior, e a proposta se tornou mais clara quando foram montadas comissões internas para que existisse a possibilidade real da criação do curso. Temos  também o projeto para o curso de  Engenharia Mecânica,  noturno, que já está aprovada em uma, das duas instâncias  (colegiados) que precisam ser aprovadas”, comentou o diretor Douglas (foto), revelando que “outra comissão para o Curso de Engenharia Elétrica também já está sendo trabalhada, para que possamos num futuro breve trabalhar com mais cursos de graduação.”
Durante a entrevista, concedida ao Jornal O Vigilante, Douglas Martins Vieira da Silva parabenizou e agradeceu à equipe de professores da Coordenação de Informática, presidida pelo Prof. Fabiano Bhering, pela sua dedicação, e também agradeceu ao Coordenador do novo curso de graduação Prof. Maicon Stihler.
Além da criação de novos cursos, existem várias outras ações coordenadas visando o crescimento da unidade Leopoldina e o desenvolvimento regional. Entre estas ações é possível citar o fortalecimento do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, previsto para funcionar no imóvel cedido para o CEFET (antiga casa do DNIT); a criação do escritório de ligação; a consolidação da Incubadora de empresas e da Empresa Júnior; a melhoria da estrutura do PET (Programa de Educação Tutorial); a realização do II Fórum de Desenvolvimento Regional e do II Café Empresarial; a consolidação do curso de pós-graduação em Internet das Coisas (segunda turma prevista para agosto de 2018); a submissão de um projeto de Mestrado Profissional em Automação e Sistemas (em andamento), além do fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão.
Outras informações podem ser obtidas na Secretaria do CEFET-MG Leopoldina, através do telefone 3449-2325.
Fonte: O Vigilante Online (parceiro do Blog do Adenilson Mendes, na informação.)

Blog do Adenilson Mendes - A Notícia É.

Nenhum comentário:

Postar um comentário