sexta-feira, junho 03, 2022

MUDANÇAS DE TURMAS DE 6° AO 9° NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CARMO-RJ (CÓRREGO DA PRATA E INFLUÊNCIA) DIVIDE OPINIÃO E ACABA EM MANIFESTAÇÃO PÚBLICA

Na noite da segunda-feira feira(30/05), professores do 6° ao 9° da rede municipal de ensino da cidade de Carmo, participaram de uma reunião de urgência com a secretária de educação municipal da cidade de Carmo, região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo o que foi nos informado, houve notificação que em caráter de urgência os segmentos de 6° ao 9° ano das escolas Luíza de Araújo Brás (Distrito Córrego da Prata) e Independência ( Bairro Influência) serão transferidos para a Escola Municipal Antônio de Faria Salgado, Localidade da Ilha dos Pombos. O comunicado pegou a todos de surpresa, professores e comunidades que ficaram e consideraram a decisão unilateral.

A fonte desta informação disse ainda que tudo foi resolvido "sem um planejamento prévio", desrespeitando o direito de opinião da comunidade escolar e o Estatuto da Criança e do Adolescente que em 2008 na Lei nº 11.700 foi além  e obrigou que o poder público disponibilize a escola pública mais próxima possível da residência do estudante, ao acrescentar o Inciso X ao Artigo 40 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. 

A notícia espalhou -se pelas redes sociais e começaram os questionamentos sobre:

•Reforma do prédio da escola da Prata ainda em andamento, com algo investimento de recursos público;

•A periculosidade do deslocamento dos alunos diariamente, em transportes com vasto tempo de uso;

• O desrespeito aos alunos que necessitam do horário livre no turno da manhã, para trabalharem na pecuária, ajudando assim, no sustento do lar, uma vez que o horário da tarde preserva a necessidade da comunidade rural.

Ainda de acordo que nos foi passado, alguns professores da Prata, com mudança repentina de horário, sentem -se pressionados a pedir exoneração  em uma das escolas que trabalham devido à incompatibilidade de horário. 

Ocorreu também  o questionamento por parte dos aprovados no último  concurso, em que aproximadamente  mil (1.000)  inscritos, havendo a existência não  apresentada de vagas reais na escola da Influência, que funciona há  anos, recentemente municipalizada, é  dada a garantia de funcionamento, uma vez que o bairro é  numeroso e necessita deste segmento escolar. Tal medida, poderá impossibilitar permanentemente a convocação dos aprovados. 

Diante de todos os fatos mencionados, aconteceu na noite de quinta-feira (02/6) na localidade de Córrego da Prata a fim de mostrar a cidade de Carmo e região, a indignação de toda comunidade escolar. Nesta "reunião" o prefeito da cidade Carmo, falou que "estaria cumprindo a Lei e que a mudança diminuiria a quantidade de professores nos atendimentos, resultando em economia. Num tom mais forte, entre outra palavras, o prefeito Sergio Soares disse que existe uma prefeitura falida, quebrada e endividada e não teria sido ele que causou tudo isso."

As comunidades citadas, publicaram notas de repúdio e indignação à medida considerada por elas, abrupta e desrespeitável por parte da secretaria de educação juntamente com o poder executivo.

Deixamos aqui, o espaço aberto para a manifestação dos órgãos públicos municipais da cidade de Carmo-RJ.

Reportagem: Blog do Adenilson Mendes. A NOTÍCIA É.

ACESSE: www.minicash.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário