segunda-feira, março 29, 2021

EX PREFEITO DA CIDADE DE CARMO-RJ FOI PRESO PELA POLÍCIA CIVIL , 130 MIL REAIS DE PROPINA EM CONTRATO, FORAM ENCONTRADOS ENTERRADOS EM SEU SÍTIO


Nessa segunda-feira (29/03), por volta das 16h30min, agentes da 112 DP, coordenados pelo delegado titular da unidade, HEBERTH TAVARES CARDOSO, em ação conjunta com as Promotorias de Carmo e Sumidouro, liderada pela 112ª DP, prenderam em flagrante o ex-prefeito de Carmo PAULO CÉSAR G.  LADEIRA pela crime de lavagem de dinheiro, na modalidade de ocultar valores oriundos de crime, com intuito de inviabilizar sua localização.

No início da tarde, após intimado para prestar declarações em sede policial, o ex-prefeito disse que, após deflagração da Operação Chorume, sabia que seria atingido pelas investigações e pretendia esclarecer alguns fatos. Inicialmente, passou a dizer fatos que já eram conhecidos desta unidade na investigação e, ao ser pressionado  por delegado e Promotoras, chega a admitir, ainda que parcialmente, que durante os anos de 2019 e 2020, recebeu propina da empresa FORTE CONSTRUÇÕES, responsável pela coleta do lixo na cidade de Carmo, informando não saber o total, mas admitindo que não tendo como justificar tais valores, pelo que achou por bem enterrá-los em seu sítio, na zona rural desta cidade. 

Apesar de certa resistência inicial, foi alertado da necessidade de ressarcir o erário e levar a equipe da 112ª até onde estavam os valores. 

Como se tratava de elevado valor, para não se levantarem suspeitas, foi a doutora Promotora convidada a acompanhar a diligência. 

No sítio do autor, por volta de 15h32min, foram apontados pelo suspeito, dois pontos onde os valores estariam. 

Após algum tempo escavando, agentes desta unidade localizaram os pacotes de dinheiro, que foram enterrados em tubos de PVC. 

Após contagem, foi apurado que havia cerca de R$ 130.000,00, em espécie, sendo o ex-prefeito autuado pelo crime de lavagem de dinheiro uma vez que, de forma consciente, ocultava valores oriundos de crime (corrupção passiva), com intuito de inviabilizar sua localização. 

Tais valores eram pagos periodicamente pela empresa corruptora, uma vez que se apurou que o contrato era superfaturado e vereadores também recebiam mesada da empresa, a fim de não fiscalzar  o contrato e sua execução. 

Nota-se que a operação Chorume da última quinta, ao prender uma vereadora que aceitou propina, foi fundamental para pressionar o preso de hoje a ver que, mais cedo ou mais tarde, seria desconberto, tendo ele optado pela confissão. 

As investigações seguem, em relação aos demais vereadores envolvidos e a alguns secretários segundo Dr. Heberth Tavares (Delegado Titular da 112ª DP de Carmo-RJ).

Ex-prefeito será transferido nesta terça para presídio da capital.

A Polícia Civil solicita colaboração de todos para tornarmos CARMO uma cidade mais segura. 

Denuncie pelo WhatsApp da 112 DP 21-98596-7102 ou pelo telefone do "Disque Denuncia" 021 22531177”. O sigilo é garantido.

Por Adriano Teixeira.








Nenhum comentário:

Postar um comentário