domingo, outubro 31, 2021

NOME DA PRIMEIRA PROFESSORA (DÉCADA DE 50) É COLOCADO COMO HOMENAGEM EM ESCOLA DA ÁREA RURAL DA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DO AVENTUREIRO EM MINAS GERAIS

Fotos da Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Aventureiro / reprodução.

Recém reformada e entregue á Comunidade do Alto da Conceição, a Escola Municipal Alto da Conceição sob Lei Municipal de Número 935/2021 e publicado em 19 de outubro/2021, passou a se chamar ESCOLA MUNICIPAL NATALINA CALZOLARI SILVA.

Justa e digna homenagem à primeira professora da escola do Alto da Conceição. 

Quem foi Natalina Calzolari Silva ? Saiba na íntegra.

Filha de Amilcar Ferreira Calzolari e Maria da Natividade Gavioli, nasceu com o auxílio de parteiras, em casa, no dia 25 de dezembro de 1930 e por isso recebeu o nome “Natalina”. Foi batizada na Igreja do povoado do Alto da Conceição, no município de Santo Antônio do Aventureiro. Frequentou escolas nas fazendas do município e posteriormente deu continuidade aos estudos em Juiz de Fora, cidade da qual comentava bastante e com muita empolgação falava sobre as amizades que conquistou na época e os passeios que costumava fazer com as amigas pela cidade. Ao retornar para seu município de origem e sempre demonstrando muito interesse pelo conhecimento, Natalina deu sequência aos estudos do Ensino Fundamental por apostilas datilografadas que recebia através dos Correios, o que ela denominava “estudos apostilados”. 

No ano de 1953, Natalina recebeu do governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, o ato de contratação para o cargo de professora da rede estadual de ensino na Escola Alto da Conceição, sendo a primeira professora lotada na escola do povoado, lecionando para uma turma multisseriada. Dedicou-se com afinco ao cargo e se demonstrava a cada dia mais engajada e envolvida com o ofício que desempenhava muito bem. Cuidava também com amor e carinho do pomar e da horta da escola. 

No ano de 1957 se casou com Édis da Silva e constituíram juntos uma família com três filhas e deu a elas os nomes Rosane, Rose Meire e Marce Rosélia, e moravam na casa anexa à escola. Além da educação cognitiva, a Natalina, "mãe e professora”, preocupava-se também em educar as filhas sob os valores morais, éticos e religiosos, incentivando-as a participar de todos os eventos promovidos pela igreja e a desenvolver em casa as tarefas que propunha a cada uma. Foi uma mãe carinhosa, zelosa, cuidadora e educadora que prezava pelos princípios, direitos, deveres e respeito ao próximo. Conseguia, muito bem, associar sua vida profissional às funções de mãe e virtuosa esposa. 

A professora Natalina se envolvia diretamente com as atividades religiosas no povoado e acolhia, nos dias de cultos dominicais e missas, os membros religiosos em sua residência. Cuidava da limpeza do templo católico e dos seus pertences.

Natalina Calzolari Silva se dedicava extremamente ao magistério e gostava muito de ler, além de se interessar pelos assuntos políticos e sociais. Falava bastante sobre a importância do conhecimento para a sociedade e gostava de comentar sobre o convívio com seus alunos e o bom desempenho que tinham. Valorizava muito as datas comemorativas e o amor patriota e disseminava estas ideias no âmbito educacional e social em que vivia. Valorizava livros semelhantemente a joias preciosas e demostrava grande domínio dos conteúdos curriculares.

Tamanha foi a referência materna da professora Natalina que influenciou todas as três filhas a percorrerem os caminhos do magistério. Natalina pôde usufruir da alegria de conviver com cinco netos, sendo dois meninos e três meninas e participava ativamente da educação de toda a família. Todos demostravam muito amor e se sentiam muito amados e cuidados por ela.

Mediante a necessidade de se mudar para a sede do município, aproximadamente no ano de 1979, para que as filhas pudessem dar continuidade aos estudos, a professora Natalina passou a lecionar no grupo escolar estadual “Miranda Manso” e se aposentou no fim do período do exercício nesta instituição através de publicação no Jornal Oficial de Minas Gerais em 1983.

O convívio entre a professora Natalina e a sociedade era muito sadio, pois participava solidariamente de muitas campanhas e ações sociais. Cozinhava muito bem e gostava de compartilhar os “saborosos alimentos” que fazia com os vizinhos íntimos. Gostava de cantar e dançar, prestigiava e participava das serenatas. Desenvolveu lindos trabalhos artesanais e manuais tais como costuras, bordados entre outros.

Aos 65 anos de idade foi diagnosticada com um câncer de mama, e recebendo o total apoio da família e amigos conseguiu vencer a difícil batalha. Após este acontecimento, a professora Natalina desenvolveu diabetes e foi acometida por problemas cardíacos o que a levou a sofrer enfarto e passar por cirurgia. Desenvolveu Elzheimer por volta dos seus 85 anos.

A professora foi muito valorizada pela comunidade e era procurada por seus ex-alunos que a chamavam carinhosamente por “madrinha”. E mesmo sofrendo as consequências comprometedoras mentais do Alzheimer, conseguia se lembrar de cada um deles, abraçava-os e se emocionava.

Faleceu no dia 24 de março de 2019 aos 89 anos de idade, deixando exemplos e saudades aos que tiveram a honra de desfrutar de sua companhia. 

Ex-alunos da educadora Natalina Calzolari Silva se lembram da professora com amor e saudade e reconhecem a grandiosidade de sua dedicação, empenho e zelo pela formação integral de cada um deles.

Mediante a percepção da dedicação demostrada pela saudosa “Primeira Professora da Escola Rural do Município”, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Aventureiro tem o prazer de prestá-la as devidas honras, atribuindo o seu nome à instituição Escola Municipal Alto da Conceição, denominando-a “Escola Municipal Natalina Calzolari Silva”.

A família sente-se orgulhosa pela homenagem à professora e compreende que toda a dedicação foi valorizada e o seu grandioso amor pela educação foi merecidamente reconhecido. 

Fonte do texto acima: Secretaria Municipal de Educação da cidade de Santo Antônio do Aventureiro-MG. Página no Facebook clique AQUI.     

Veja e/ou reveja a matéria de solenidade de entrega da escola que ficou por mais de UM ANO fechada, clique no link a baixo: 

https://adenilsonmendes.blogspot.com/2021/07/prefeitura-de-santo-antonio-do_20.html

                               Visite o site www.pmsaa.mg.gov.br                                          

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário