5 de janeiro de 2014

MORRE O CANTOR EVANGÉLICO NELSON NED - NATURAL DE UBÁ-MG HÁ 125 KM DE ALÉM PRAIBA-MG


"O cantor e compositor Nelson Ned morreu na manhã deste domingo (5) em Cotia (SP). Ele deu entrada no último sábado (4) no Hospital Regional de Cotia com um quadro de pneumonia que, segundo a assessoria de imprensa do hospital, já era grave. A assessoria também informou que o músico recebeu tratamento, mas acabou não resistindo e foi a óbito aos 66 anos.
Nascido em 1947, na cidade de Ubá (MG), o cantor iria completar 67 anos no dia 2 de março. No dia 30 de junho, o cantor esteve em sua terra natal e doou todo seu acervo para a criação de um memorial na cidade.

Ned era considerado o único cantor anão na mídia brasileira. Sua carreira começou na década de 1960, com gravações românticas como “Eu sonhei que tu estavas tão linda” e “Prelúdio à volta”, além de sua composição “Tamanho não é documento”, referindo-se a sua estatura. No ano de 1960, foi o vencedor do “"I Festival de la Canción", que aconteceu em Buenos Aires. Na ocasião, Ned interpretou sua famosa composição “Tudo passará”.
Ele támbém se apresentou em programas de rádio e TV durante a década de 1980, alcançando alta popularidade. Fez shows nos Estados Unidos e em diversos países da Europa e da África.
Como compositor, teve suas composições gravadas por Antônio Marcos, Moacir Franco, Agnaldo Timóteo, entre outros. Nelson Ned também foi o primeiro artista latino-americano a vender um milhão de discos nos Estados Unidos.
A partir de 1993, ele passou a gravar somente músicas religiosas, devido a sua conversão à igreja evangélica.
Em 2003, ele sofreu um acidente vascular cerebral e, desde então, morava em uma clínica de repouso em São Paulo.
Nelson Ned teve sua história de vida relatada na obra do escritor Jefferson Magno Costa, intitulada "O pequeno gigante da canção", lançada em 1996."

 O corpo do cantor está sendo velado no cemitério Horto da Paz em Itapecerica da Serra, na grande São Paulo, e a cerimônia de cremação está agendada para as 21h deste domingo (05).

Fonte: EBC / Agência Brasil






Um comentário:

  1. Nos encontraremos ao lado de nosso Salvador, irmão Nelson. !!

    ResponderExcluir