terça-feira, fevereiro 20, 2018

FALSAS NOTÍCIAS SÃO COMPARTILHADAS, CUIDADO !!!

Não é de hoje que várias notícias que rondam as redes sociais, deixando a população em alerta e temerosa. São FATOS OU BOATOS ? Eis a questão. 
O principal problema nesse caso é que muitas vezes as pessoas acreditam estar fazendo uma coisa boa. Estão passando adiante uma informação que vai ajudar ou proteger alguém. Ou gerar uma recompensa. Mas é justamente essa a intenção de quem constrói o boato. Ele é feito para parecer algo revoltante ou extremamente convidativo, de forma que o leitor compartilhe logo, sem reflexão, sem pensar se aquela informação faz mesmo sentido.
Em Além Paraíba, nesses últimos dias, duas informações ditas como "verdadeiras" circularam nas redes sociais.
A primeira foi o tal "ACIDENTE EM BEIRA RIO", onde um motociclista em uma moto colidiu frontalmente com um veículo de passeio. Foram diversas pessoas que entraram em contato com nossa redação procurando legitimidade para tal informação. O caso aconteceu de fato, SÓ QUE NÃO aqui em nossa cidade. O fato se deu próxima a cidade Caratinga-MG na BR-116 no dia 11/02/2018 - Link, https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/homem-morre-em-acidente-envolvendo-moto-e-caminhonete-na-br-116-em-caratinga.ghtml
A segunda informação dita como "verdadeira" foi a do casal em um veículo Kombi, que estaria indo nas casas se passando por coletadores de água para análises, no texto circulante diz ainda que tal casal estiveram no matadouro (coincidentemente, nossa cidade tem um bairro com o mesmo nome), e que seriam assaltantes. Nesse último BOATO, não conseguimos a origem do mesmo. Sabemos apenas que este mesmo texto circulou há dois anos e meio atrás em outros Estados do País. 
Fizemos contato com a 52ª Cia de PM de Além Paraíba, o 2º Tenente, Roberto, falou que nenhuma denúncia ou registro foi feito e que isso é uma mentira repetida.
Fica aqui nosso alerta, quando receber uma informação, procure a veracidade da mesma e não compartilhe caso seja BOATO. Cuidado com as FAKE NEWS.


Reportagem Blog do Adenilson Mendes - A Notícia É.

Nenhum comentário:

Postar um comentário