A Prefeitura Municipal de Sapucaia-RJ, através da Secretaria de Fazenda e Diretoria de Comunicação, participou na terça-feira, 24 de outubro, do Fórum Regional Conect Ideias, realizado no Hotel Ibis Três Rios-RJ.
O evento teve como objetivo discutir negociação e produtividade como engrenagens para o sucesso, promovendo networking, fomentando conhecimento e propiciando a realização de novas parcerias, através de painéis temáticos.
O administrador Luiz Borges, que apresentou o primeiro painel, chamou atenção da plateia para a necessidade de investimento em melhorias nos negócios. Para ele, novos recursos trazem benefícios às empresas, gerando notas fiscais extras e vantagens para toda a sociedade. “Produtividade é um vetor de transformação. Na crise, temos que rever os processos para buscar resultados diferentes. É preciso apostar em parcerias para nortear os caminhos de planejamento”, disse.
Para o consultor Yassuo Imai, responsável pelo segundo painel, é preciso compreender as mudanças que ocorrem ao longo dos anos. “O tempo passou a ser um ativo precioso. A nova realidade obriga as empresas a buscar a criação de mais processos em um menor tempo. Se nos detivermos no paradigma de que as coisas não podem melhorar, serem mais ágeis, as mudanças positivas simplesmente não acontecem. O maior desafio é quebrar paradigmas”, frisou.
No terceiro painel, o comunicador Luciano Oliva destacou a importância da comunicação efetiva para o alcance de metas. De acordo com ele, problemas internos de comunicação, como distração, fofocas, reuniões desnecessárias e atendimento de baixa qualidade; e externos, como equipes e porta-vozes despreparados e dificuldade de falar em público, são alguns dos desafios a serem combatidos. Dentre as soluções, estão destravar potenciais humanos e desenvolver colaboradores, aproveitando o melhor de cada um. Ouvir o grupo, estabelecer padrões de diálogo e investir em treinamento são essenciais. “Vidas estão por trás de nossa busca por sucesso. Somos responsáveis por outras pessoas. Devemos seguir adiante porque não se trata apenas de carreira. É vida”, encerrou.
Após as palestras, houve a apresentação de cases de sucesso e, posteriormente, uma rodada de negócios, na qual empresários puderam apresentar seus empreendimentos e trocar experiências.
Para a Prefeitura de Sapucaia, é essencial investir em treinamento e desenvolvimento para capacitação de seus quadros e também para estreitar o diálogo e o apoio aos setores de desenvolvimento local. Recentemente, a administração promoveu um Café Empresarial para debate de projetos de fomento à economia. Além disso, oportunizou a vinda do Sebrae para atender, gratuitamente, aos interessados em melhorar seus negócios. A consultoria acontece às quartas-feiras, a partir de 10h, na Casa de Cultura de Sapucaia.
Fonte: sapucaia.rj.gov.br
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