domingo, fevereiro 12, 2023

COM APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL, EMPRESÁRIA DE SANTO ANTÔNIO DO AVENTUREIRO-MG ACOLHE REFUGIADOS DA VENEZUELA



A Escola Municipal “Maria Luíza Torres Martins”, na cidade de Santo Antônio do Aventureiro(Zona da Mata de Minas Gerais), iniciou o ano letivo 2023 com a grande novidade que, para a diretora do educandário, Arlete Aparecida Bastos, tem grande relevância. 

“Para nós educadores é um desafio imenso e gratificante, onde além de ensinar certamente iremos aprender muito”, disse a diretora. 

Com relação à novidade, trata-se do educandário ter recebido a matrícula de três crianças venezuelanas que, com os pais e mais uma irmã, tiveram que buscar refúgio no Brasil devido a miséria e ditadura imposta naquele país vizinho pelo déspota Nícolas Maduro.

O pai das crianças tem 36 anos de idade e a mãe com  28. O menino com 05 anos, foi matriculado na Educação Infantil e suas irmãs de 08 e 09 anos, no Ensino Fundamental I. Outra filha do casal, de 11 anos, está sendo avaliada pela Secretaria Municipal de Santo Antônio do Aventureiro(MG),  já que existe a possibilidade de ser acompanhada e receber os estudos na APAE de Além Paraíba/MG.

Os venezuelanos vítimas da ditadura insana promovida na Venezuela por Nícolas Maduro, entre tantas famílias que fugiram da fome e miséria e buscaram refúgio no Brasil, está a formada pelo casal, que cruzou a fronteira no estado de Rondônia acompanhados de seus filhos.

Por longos meses passando privações mesmo tendo o acompanhamento e a generosidade peculiar do povo brasileiro, através de uma ONG, a situação da família venezuelana chegou ao conhecimento da ruralista e médica veterinária Marina em Santo Antônio do Aventureiro, onde produz leite e derivados de caprinos. Num gesto onde reflete sua personalidade e tudo o que aprendeu de seus pais, Marina decidiu trazer o casal para colaborar da vida diária da propriedade, bem como seus quatro filhos para que tenham uma vida digna e confortável.


Uma ampla casa foi preparada e estruturada para receber o casal de refugiados e seus filhos, sendo que o pai, está sendo orientado para trabalhar no trato com os caprinos, e suas esposa no auxílio dos afazeres domésticos. Vale ressaltar, enfatiza a produtora e médica veterinária, todos os direitos como determina a legislação do trabalho brasileira estão sendo rigorosamente cumpridos.

Não bastasse receber os novos colaboradores, Marina procurou a municipalidade aventureirense na busca de atendimento das crianças nas diversas áreas a que estas venham necessitar. Na área da Educação, cuja titular é Débora Lamin Garcia, a diretora da Escola Municipal “Maria Luíza Martins Torres, professora Arlete Aparecida Bastos, recebeu três das quatro crianças, matriculando-as na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Uma vez que necessita de tratamento específico, outra filha do casal, foi encaminhada para a Secretaria Municipal de Saúde, cuja titular é Ana Lúcia Caçador, de onde foi mobilizado o CRAS para que a criança venha ser acompanhada e receba estudos através da APAE de Além Paraíba.

Sejam bem-vindos, o casal e seus filhos. Parabéns à municipalidade aventureirense, que através das Pastas de Educação e Saúde, estão dando total suporte para essas crianças. Um parabéns especial para a produtora rural e médica veterinária Marina e seus pais pelo gesto de generosidade que oferecem a essa família de venezuelanos que ora passam a ser aventureirense.

O texto acima foi adaptado à este veículo de informação, extraído do Jornal Além Parayba (redator Flávio Senra).

VISITE SANTO ANTÔNIO DO AVENTUREIRO EM MINAS GERAIS.

www.pmsaa.mg.gov.br



Clique AQUI e siga o Blog do Adenilson Mendes no no Instagram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário