O Centro Cultural Humberto Mauro recebeu na noite desta quarta-feira, 25 de setembro, os formandos da segunda turma do programa Rio Pomba Valley, iniciativa do Instituto Energisa que visa criar um ecossistema de inovação na Zona da Mata mineira. E também foi firmado um acordo de colaboração com a Amazon Web Services (AWS) e a Populos Tecnologia para formação de profissionais em Tecnologia da Informação (foto acima). Outra parceira é a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG.
Em ambas as formações, o objetivo é fortalecer o currículo dos alunos do Rio Pomba Valley com foco em empregabilidade, ampliando suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, inclusive de forma remota.
Com a colaboração, a AWS oferecerá, por meio da AWS Academy, formação em Cloud Foundation para alunos já formados pelo Rio Pomba Valley e para aqueles que iniciaram a terceira turma do curso neste mês de setembro.
Clique e baixe o APP Mobi Além
siga-nos no Instagram @mobialem_ |
A Populos, por sua vez, ofertará formação em três softwares de gestão – Akamai, Citrix e Nutanix, além de conteúdos sobre carreira e marketing pessoal – para 30 jovens remanescentes da terceira turma do programa.
Para o vice-presidente de Tecnologia do Grupo Energisa, Gustavo Valfre, a chegada das empresas irá potencializar a capacitação dos profissionais formados pela iniciativa da Energisa. “Ter ao nosso lado empresas renomadas, como a Amazon Web Services e a Populos, dá ainda mais força a esse programa e agrega muito ao currículo desses jovens que passam pelo Rio Pomba Valley, potencializando a empregabilidade de cada um deles e reforçando o potencial de transformar a região em um celeiro de talentos tech em âmbito nacional”.
Ecossistema de Inovação
Desde 2022, o Instituto Energisa está fomentando um ecossistema de tecnologia na Zona da Mata mineira. O propósito da iniciativa é formar capital humano especializado em programação, além de tornar a região um hub de inovação e criatividade, a partir do desenvolvimento tecnológico de software e produção audiovisual.
O programa, idealizado e financiado pelo Instituto Energisa e realizado em parceria como a FIEMG, SESI e SENAI Cataguases, formou, em 2022, 35 profissionais em áreas como front end, back end, habilidades socioemocionais e empreendedorismo. Desde 2022, o Rio Pomba Valley mobilizou cerca de 2.500 candidatos em seus processos seletivos.
Os resultados obtidos até o momento são expressivos: a taxa de empregabilidade dos alunos formados em 2022 chega a 82%, destacando a eficácia do programa na preparação dos jovens para o mercado de trabalho e sua importância para o desenvolvimento econômico da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário