sexta-feira, dezembro 09, 2022

Em clima de Copa e chegada das férias escolares e de dias mais quentes, saiba como evitar o desperdício de energia elétrica.

Energisa alerta sobre aumento no consumo de energia nos dias mais quentes e dá dicas de economia para não ter susto com a conta ao final do mês.

Férias escolares, família reunida em casa, TV ligadinha nos jogos da Copa, bebida gelada para aliviar o calorão e aquele clima de confraternização. Esse cenário, que parece bem comum entre muitos lares brasileiros, também desperta a atenção para um assunto bem sério: desperdício de energia elétrica. Aliás, muitas pessoas esquecem que a soma de pequenas atitudes diárias pode contribuir para uma conta de energia pesada ao final do mês.

Luciano Lima, gerente da Energisa, lembra que o consumo de energia aumenta significativamente nos períodos de temperaturas mais altas que coincide com as férias escolares. “O verão é sempre marcado pelo calor intenso e dias mais longos, o que automaticamente nos leva a deixar o ar-condicionado e ventiladores ligados por mais tempo. E, em virtude do calor, esses equipamentos demandam mais energia ao trabalharem para deixar o ambiente fresco nos dias quentes”, observa.

O mesmo acontece com a geladeira que, se aberta a todo momento, ocasiona a troca de calor, gastando ainda mais energia para manter o espaço interno refrigerado. “Quanto mais tempo e pessoas há em casa, maior a frequência do ‘abre e fecha’ da geladeira. Então, além de conscientizar a todos da casa, que tal organizar ‘rodadas de comes e bebes’? Assim, bebidas, doces e petiscos que ficam na geladeira e freezers podem ser retirados de uma vez”, orienta.

Mas não são só a geladeira e o ar-condicionado responsáveis pelos gastos exagerados da energia em uma casa. Aparelhos ligados por mais tempo ou em stand-by e luzes acesas sem necessidade, também contribuem, e muito, para que a conta de energia venha mais alta no final do mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário