quinta-feira, setembro 12, 2013

"VAI ACONTECER EM ALÉM PARAÍBA O PRIMEIRO TORNEIO DE XADREZ..."

FOTO ILUSTRATIVA.
"O tradicional jogo de tabuleiro XADREZ é um dos mais populares do mundo, estima-se que existam mais de 600 milhões de enxadristas que jogam em clubes, escolas, internet, em praças, por correspondência etc. A cada ano que passo o número de adeptos aumenta consideravelmente e isso se deve a divulgação do jogo pela mídia que é chamado também de O Esporte da Mente.
O xadrez é composto por um tabuleiro de 64 casas e 32 peças, sendo 16 brancas e 16 negras divididas em peões, cavalos, bispos, torres, dama e rei. Uma criança para aprender a jogar o milenar jogo de tática e estratégia que é o Xadrez leva poucos minutos, porem a complexidade é tanta que a maioria não vai conseguir em vida decifrar profundamente seus segredos.
O início da partida e iniciada pelas brancas e o único objetivo do jogo é você provar sua superioridade sobre o adversário, ou seja, o inimigo deve ser destruído ameaçando primeiramente o Rei com xeque dando em seguida xeque – mate ou indo diretamente. Vale lembrar que o Xadrez é jogado com relógio para controlar o tempo, assim ambos os jogadores terão que ficar atentos a cada lance dado, o desperdício demorando muito em um pode levá-lo a derrota.
Pode até parecer exagero mais é a pura realidade, quando um jogador de nível intermediário resolve ingressar  num campeonato seus batimentos cardíacos são iguais a de um atleta em atividade física, mas com o tempo o enxadrista controla suas emoções fazendo com  que o mesmo se reduza.
Mas afinal de contas o que o Xadrez tem que pode segundo muitos estudos  trazer benefícios a saúde mental ?.
Essa pergunta para falar a verdade começou a ser observada assim como começou a ser respondida a mais de cem anos, dando direito até mesmo a defender uma tese de doutorado. Quem joga xadrez regularmente sabe que com o passar do tempo ela se torna mais convicta e determinada com as coisas, além de conseguir ser mais coerente.
O raciocínio usado, a visualização da posição de todas as peças no tabuleiro, sagacidade e vontade de vencer são alguns exemplos que faz com que nossas sensores se desenvolvam, aumentando nossas habilidades no jogo e consequentemente melhorando o nosso dia a dia nos fornecendo mais:
.Memória Visual
.Atividade Intelectual (crianças e adultos)
.Personalidade
.Percepção
.Raciocínio Lógico
.Força de Vontade
.Concentração e Paciência
.Criatividade
.Planejamento
.Preservação Mental (adultos e idosos)
 No cotidiano encontramos os mais variados problemas que devem ser solucionados da melhor maneira, pois caso haja algum erro mais a frente o prejuízo será inevitável, no xadrez é a mesma coisa, é como a vida, não basta o jogador dar um simples lance, ele deve analisar todo o tabuleiro vendo as combinações possíveis (que não são poucas)entre suas peças e as do adversário.Os Grandes Mestres do Xadrez possuem memória absoluta e grande vontade de vencer, mestres como Garry Kasparov, Vladimir Kramnik, Anatoly Karpov, Viswanathan Anand, Nigel Short e os falecidos Bobby Fischer, José Raúl Capablanca e Boris Spassky por exemplo, são extremamente inteligentes, possuem o Quociente de inteligência (QI) acima de 170 e memória absoluta, claro que nestes casos o dom também os ajudou, mas suas forçam diárias se concretizaram no XADREZ.
Pratique hoje mesmo  e ganhe os benefícios que o Xadrez pode lhe proporcionar agora e depois, já que para crianças é excelente no desenvolvimento escolar dando ênfase aos estudos quando o vestibular é exigido enquanto que para adultos e idosos é ótimo para evitar doença de Alzheimer e se socializar." FONTE : http://gomferr.com.br/p/beneficios-do-jogo-de-xadrez/


A Secretaria de Esporte,Lazer e Turismo de Além Paraíba-MG,realizará o
Primeiro Torneio de Xadrez.

O evento se dará na Praça Elias Fadel Sahione,centro comercial do Município ás 14:00 horas do dia 21 de setembro Organizado por Salim Cohen e Lincon Vieira.
Interessados podem se inteirar...inscrições até dia 18/09, na Casa da Cultura ou ligar em horário de expediente 32-3462-9616.

O Secretário Pablo Borges vem desenvolvendo diversos eventos na cidade juntamente com uma equipe de apoiadores e parceiros que entendem que juntos podemos fazer ainda mais pelo Município..."quem sabe faz a hora,não espera acontecer..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário