Páginas

domingo, outubro 20, 2024

SANTO ANTÔNIO DO AVENTUREIRO-MG, ELEGE A PRIMEIRA MULHER NEGRA PARA VEREADORA DE SUA HISTÓRIA

Foto de Aquivo de rede social/reprodução

As eleições municipais realizadas em Santo Antônio do Aventureiro neste ano de 2024 entram para a história do município em vários aspectos que chamam a atenção por várias situações nelas vivenciadas. Inicialmente, foi a primeira vez que um candidato a prefeito com suas raízes fincadas no DISTRITO DE SÃO DOMINGOS, localidade que possui grande parte do eleitorado do município, perdeu um processo eleitoral com números tão elevados como o constatado no processo eleitoral realizado no domingo (06/10/2024), ocasião em que o atual prefeito, ora reeleito, Amaury de Sá Ferreira (MDB) impôs ao seu concorrente direto, o vereador Sebastião do Cazé. 

Amaury de Sá, obteve 2.460 votos (73,63%) e Sebastiõ do Cazé, obteve 881votos (26,37%).

Outra situação verificada nas eleições aventureirenses, certamente de grande relevância e de uma importância ímpar para a história daquele município, que é possuidor de arquitetura belíssima muito bem preservada que remonta o século XIX – todo o entorno da Praça Barão da Conceição e algumas ruas próximas, foi a eleição da candidata à uma das cadeiras do Legislativo Municipal, a aventureirense Denizete Fátima dos Santos, residente no Morro do Sapé, com 205 votos (6,16%). "Zete", como é popularmente conhecida, é a primeira mulher negra a se eleger vereadora, em toda a história daquele município serrano.

Vale ressaltar, dados oferecidos nas eleições de 2020, das candidatas mulheres negras brasileiras, maior grupo demográfico do país (28%), segundo o IBGE, apenas cerca de 4,3% se elegeram para a vereança naquele pleito. Os dados ora apresentados fazem parte de uma análise realizada pela ONG Gênero e Número, uma associação de mídia independente que produz, analisa e dissemina dados especializados em gênero, raça e sexualidade.

Naquele processo eleitoral, 84.418 mulheres negras foram candidatas à vereança, mas somente 3.634 se elegeram, valendo também ressaltar que daquele pleito, em 53% das cidades brasileiras nenhuma mulher negra ocupou a Câmara Municipal.

Denizete Fátima, a "Zete"

Denizete Fátima dos Santos, a "Zete", 64 anos, é primeira mulher negra eleita para a Câmara Municipal de Santo Antônio do Aventureiro-MG, onde irá representar o povo aventureirense junto ao Poder Legislativo daquele município serrano após conquistar 205 votos nas urnas, pelo Partido Demócrático Brasileiro(MDB).

"Zete" é filha do casal Leonídio dos Santos e Olga dos Santos e nasceu no dia 02 de maio de 1960, em Santo Antônio do Aventureiro-MG, onde cresceu e estudou no então Grupo Escolar Miranda Manso, hoje Colégio Estadual Miranda Manso. Ao chegar à adolescência, foi residir no município fluminense de Petrópolis, para trabalhar, lá, se casou e residiu por alguns anos onde teve seus dois filhos: Letícia e Renan. O casamento, após alguns anos acabou, e com o divórcio decidiu voltar a residir em Santo Antônio do Aventureiro e, lá se vão cerca de 20 anos de residência na terra natal.

Carismática, sempre mostrando grande disposição em auxiliar o próximo e participar ativamente do dia-a-dia da comunidade, "Zete" por longos anos trabalhou como auxiliar de serviços gerais para a Paróquia de Santo Antônio, onde se aposentou.

Convidada para participar do pleito deste ano, viu seu nome alçar vôo no seio de toda comunidade aventureirense, tanto que obteve votos em todas as seções existentes no município, tanto na sede municipal quanto do povoado de Alto da Conceição ao distrito de São Domingos, o que resultou nos 205 votos que a levam ser uma das representantes do povo junto ao Poder Legislativo Municipal de Santo Antônio do Aventureiro.

Somente como registro, seu neto João Gabriel, 17 anos, irmão de Analú, filhos de Letícia, lotada no CRAS de Santo Antônio do Aventureiro, se revelou ser um precioso talismã na sua campanha vitoriosa – foi a primeira vez em que ele exerceu o seu dever e direito de escolher em quem votar…

À Denizete Fátima dos Santos, a "Zete", PRIMEIRA MULHER NEGRA a se eleger vereadora na história do município de Santo Antônio do Aventureiro, os votos de sucesso e de muitas realizações em favor do povo aventureirense. E que venham outros mandatos…

Crédito na matéria: www.jornalalemparahyba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário