Páginas

quarta-feira, outubro 23, 2024

ENERGISA IMPLEMENTA O PROJETO ZUPT DE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA

A ENERGISA MINAS RIO, realizou na manhã de terça-feira, 22 de outubro/2024, em sua Sede em Cataguases-MG o lançamento do Projeto ZUPT, que fará parte de ações educativas das concessionárias de energia de todo o país, tendo como público-alvo estudantes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental e os educadores de escolas públicas e privadas. Ele será executado por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa Minas Rio, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e que tem como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica.

Primeira empresa do setor elétrico brasileiro a adotar o projeto ZUPT, A Energisa trouxe consigo a Secretaria Municipal de Educação de Cataguases que também abraçou esta iniciativa. Com isso, professores e outros profissionais de diversas escolas do município fizeram um treinamento e agora vão aplicar a técnica inovadora do projeto para ensinar sobre energia e meio ambiente por meio de experiências inovadoras que colocarão os estudantes para pensar e sentir a energia que está neles mesmos. Em síntese, esta é a proposta do projeto ZUPT – A Energia da Vida.

O ZUPT pretende formar cidadãos conscientes e atentos ao consumo de energia. A metodologia ZUPT traz um formato de aplicação inovador para os educadores. A partir das especificações técnicas e de conteúdo de cada experiência (são quase 50 possibilidades), os educadores — grandes mentores e cocriadores do projeto — poderão escolher de maneira não linear, aquela ou aquelas que mais se adaptem às suas turmas, permitindo, assim, que cada grupo de estudantes tenha a sua própria jornada no ensino da eficiência energética e da cidadania planetária.

Participaram da solenidade Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio; o Secretário Municipal de Educação, Júlio César de Oliveira Pereira; Verônica Marques, diretora de Inovação e Design de Experiências do ZUPT; Marcos Didonet, Presidente da CIMA – Centro de Cultura, Inovação e Meio Ambiente, representantes do PROCEL e da EMBPar, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário