sexta-feira, agosto 31, 2018

CIDADE DE SAPUCAIA-RJ CELEBROU A SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA

Todos os anos, entre os dias 21 a 28 de agosto, é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O objetivo é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.
A Secretaria de Educação de Sapucaia, para marcar o período, realizou ações em várias escolas da rede pública e na APAE do município. Nas escolas, foram desenvolvidas atividades com os alunos, tais como a confecção de cartazes, e promovidas oficinas cujos assuntos abordaram a importância da inclusão da pessoa com deficiência.
Já a programação da APAE contou com oficina de guache e biscoito; visita de fisioterapeuta; sessão de cinema; oficina de arte com exposição histórica da APAE; e um momento cultural com o professor Alan. Além disso, também foi promovida uma mesa redonda com a família, que discutiu as experiências com o filho deficiente. O momento foi conduzido pela psicopedagoga e coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Sapucaia, Elaine Silva.
De acordo com a secretária de Educação do município, Marcia Felipe, com base no tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018 veio reafirmar a importância da participação da família em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação ou reabilitação.
Já o prefeito Fabrício Baião ressalta que promover a inclusão é também uma questão de responsabilidade social. “Um dos nossos deveres com a coletividade é trabalhar a inclusão, integrando as pessoas com deficiência e possibilitando que este grupo tenha acesso aos direitos que são garantidos pela Constituição. E uma ótima maneira de realizar esse trabalho é através da Educação, aprendendo a lidar com as diferenças”, destaca.
Blog do Adenilson Mendes - A Notícia É.

Nenhum comentário:

Postar um comentário