terça-feira, outubro 10, 2017

MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS, PEDE QUE JUSTIÇA DECLARE INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI MUNICIPAL QUE REGULAMENTOU O SERVIÇO DE MOTOTÁXI EM ALÉM PARAÍBA.

Por meio da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra uma lei municipal de Além Paraíba, cidade da Zona da Mata, que regulamentou o serviço de mototáxi e o serviço público de transporte individual de passageiros por meio de motocicletas.
Para disciplinar os serviços de transporte público de passageiros e de entregas de mercadorias em motocicletas, a Lei Municipal nº 3.476/2016 usou como base a Lei Federal nº 12.009/2009, que regulamentou nacionalmente o exercício da atividade de mototaxista, em entrega de mercadorias e em serviço comunitário de rua. 
Na ADI 
(Ação Direta de Inconstitucionalidade) , o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, afirma que, além de invadir competência exclusiva da União ao legislar sobre transporte e trânsito, o município possibilitou o transporte de passageiros por meio de motocicletas, o que seria incompatível com a Constituição do Estado de Minas Gerais e com a Constituição Federal (CF). 
“A autorização legal, feita pelo município, para que se preste o serviço de transporte individual de passageiros em motocicletas acarreta risco a saúde pública, afrontando  princípios constitucionais”, disse Tonet. Além disso, a lei municipal teria estabelecido, em desacordo com a Lei Federal nº 12.009/2009, a apreensão do veículo como penalidade ao motorista infrator. 

Diante disso, o procurador-geral de Justiça pediu na ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que a Justiça  declare inconstitucional a parte da lei municipal que instituiu o serviço de transporte individual de passageiro e o serviço de mototáxi, e o trecho em que a norma prevê a possibilidade de apreensão do veículo em caso de infração do condutor. 

Fonte: MPMG - 
Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Tel: (31) 3330-8016/3330-8166
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
09/10//2017

Nossa reportagem fez contato com assessoria de gabinete de Governo da prefeitura de Além Paraíba. 
"Segundo a mesma, vai se inteirar da medida e no momento oportuno vai se manifestar em realação aos fatos"
Blog do Adenilson Mendes - A Notícia É.

Nenhum comentário:

Postar um comentário