terça-feira, abril 12, 2016

UMA BOA NOTÍCIA ! DR. FLÁVIO GOUVÊA COMPLETOU 10 ANOS DE EXCELÊNCIA EM CIRURGIA CARDIOVASCULAR EM MURIAÉ-MG

Dr. Flávio  Gouvêa e sua digníssima esposa Drª. Mônica Gouvêa



O médico cirurgião cardiovascular do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) do Ministério da Saúde e responsável pela implantação do serviço de cirurgia cardiovascular do Hospital Prontocor, em Muriaé, Dr. Flávio Reis Gouvêa, em entrevista falou sobre os 10 anos da cirurgia cardiovascular em Muriaé, com atendimento a pacientes de vários Municípios.
REPÓRTER: Dr. Flávio, a cirurgia cardíaca em Muriaé no Prontocor completou 10 anos no mês de março/2016 com mais de 3.000 cirurgias realizadas, sendo reconhecida pela Secretaria Estadual de Saúde como o serviço de melhor resultado e melhor uso dos recursos públicos no Estado de Minas Gerais.
Repórter: A que se deve esse excelente resultado?
DR. FLÁVIO: A coragem, dedicação e diligência de todos os membros da nossa equipe e à nossa estrutura hospitalar. Sabemos por dados do Datasus que a taxa de mortalidade nacional do SUS em cirurgia cardiovascular é de 8 a 10% e o nosso ficou em 1,96%. Para obtermos bons resultados precisamos ter um time de profissionais especializados, experientes e envolvidos. Por trás de aparelhos de última geração, têm que ter profissionais capacitados. Cirurgia cardiovascular é multidisciplinar, como um time de futebol, cada jogador do time fazendo a coisa certa na hora certa, aí o resultado será a vitória, que no nosso caso é devolver esse paciente à sociedade e a sua família produtivo e com qualidade de vida.
REPÓRTER: Como foi a implantação desse serviço de alta complexidade em Muriaé?
DR. FLÁVIO: Difícil, exigiu muito esforço pessoal de cada membro da nossa equipe, tivemos que quebrar vários paradigmas. Nossa primeira cirurgia foi no dia 25/03/2006 (sábado), uma revascularização do miocárdio em uma paciente de Eugenópolis. A partir daí veio credenciamento do SUS e hoje operamos 20 (vinte) cirurgias cardíacas por mês.
REPÓRTER: Que tipo de cirurgias são realizadas pela sua equipe no hospital Prontocor?
DR. FLÁVIO: Praticamente todas. Cirurgia de revascularização do miocárdio com circulação extracorpórea e sem circulação extracorpórea (coração batendo), troca ou plastia da válvula aórtica, troca ou plastia da válvula mitral e tricúspide, correção de aneurisma de aorta, cirurgia para tratamento da fibrilação atrial, cirurgias congênitas adulto e pediátrica e implante de marcapassos, cardiodesfibriladores implantáveis e ressincronizadores e outras.
REPÓRTER: Dr. Flávio, dentro dessa análise realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, quais são as suas perspectivas para o futuro?
DR. FLÁVIO: Excelentes. Nós realizamos um bom trabalho nesses últimos 10 anos, mas sabemos que muito mais precisa ser feito, precisamos avançar e atender um número maior de pessoas sem perder o foco da qualidade e humanização, mas para isso precisamos de recursos já que trabalhamos com alta complexidade que tem um alto custo. Hoje atendemos uma região de dois milhões e meio de habitantes, são pacientes de Muriaé, Cataguases, Leopoldina, Miraí, Vista Alegre, Recreio, Ubá, Alem Paraíba, Manhuaçu, Manhumirim, Carangola, Espera Feliz e outras dezenas de municípios que se fossemos aqui colocar encheria toda essa página.
REPÓRTER: O senhor tem algum projeto em andamento para os próximos anos?
DR. FLÁVIO: Claro. Nós sabemos que a implantação desse serviço de cirurgia no Hospital Prontocor em Muriaé-MG trouxe uma grande esperança e conforto para todos aqueles que precisam de um atendimento na área de cirurgia cardiovascular em nossa região, não precisando mais se deslocar para os grandes centros em busca de atendimento e qualidade, mas sabemos também que não podemos nos acomodar. Solicitamos junto Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais a expansão dos nossos serviços, como a implantação do serviço de cirurgia cardíaca pediátrica para realização de cirurgias para correção dos defeitos congênitos (de nascimento), expansão do serviço de cirurgia endovascular, e arritmologia e quem sabe no futuro próximo o transplante cardíaco.
REPÓRTER: Dr. Flávio, este não seria um projeto audacioso para ser implantado no interior?
DR. FLÁVIO: audacioso sim, mas não impossível. A interiorização da medicina de alta complexidade é uma realidade em todo Brasil, precisamos acreditar nesse potencial sabendo que existem profissionais competentes e qualificados para desempenhar esse papel. Quem acreditaria que Muriaé iria ter uma cirurgia cardíaca forte? hoje tem, eu posso lhe afirmar. O que precisamos é ter as pessoas certas, no lugar certo, fazendo a coisa certa. Eu aprendi em minha formação que: “não há dificuldade que resista ao trabalho”.
REPÓRTER: O senhor se sente realizado a frente desse serviço?
DR. FLÁVIO: Se dissesse que não estaria mentindo. Eu saí de Cataguases-MG com 16 anos, fiz 6 anos de medicina, 3 anos de cirurgia geral e 5 anos de cirurgia cardiovascular adulto e infantil, não foi fácil. Voltar para perto da família, dos amigos e ainda poder contribuir para melhorar a qualidade de vida dos meus concidadãos é gratificante.
REPÓRTER: Dr. Flávio, suas considerações finais e  uma mensagem para a população de  Muriaé e toda região?
DR. FLÁVIO: Primeiramente agradeço a Deus que ate aqui tem nos sustentado, á todos que nos ajudaram até agora no desenvolvimento da cirurgia cardiovascular e apoio dado no desenvolvimento da medicina de Muriaé, espero continuar trabalhando com afinco para a melhoria da qualidade de vida daqueles que nos procuram e fazer diferença para o bem na vida da população de Muriaé e região, oferecendo a todos uma medicina de qualidade, aonde o principal objetivo seja o indivíduo.
Quero também agradecer aos meus familiares e a minha esposa Dra. Mônica Padilha Gouvêa, médica, cardiologista, intensivista e ecocardiografista que muito contribuiu e tem contribuído para o sucesso da cirurgia cardiovascular em Muriaé. Quero também agradecer à direção do Prontocor e toda equipe da cirurgia cardiovascular, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, técnicos e auxiliares de enfermagem, serviço social, que trabalham com muita dedicação para o sucesso das cirurgias. Não podia deixar de agradecer também a todos cardiologistas e pacientes pela confiança em nossa equipe, "todos da imprensa que sempre forma ao nosso trabalho uma excepcional parceria na divulgação dos atos profissionais da nossa Clínica e trabalho;" meu muito obrigado.


CONSULTÓRIO – RUA DR. ALVES PEQUENO, 237 – SALA 201.
TELEFONE: (32) 3722-9216 / (32)9 8844-9060 –
e-mail: flaviorgo@hotmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário