terça-feira, setembro 08, 2015

PROJETO CACHOEIRAS COM PEDRO OLIVA CHEGOU EM ALÉM PARAÍBA-MG

FOTOS: Adenilson Mendes


O atleta canoísta, Pedro Oliva, 33 anos de idade, esta desenvolvendo um grnde projeto e ao mesmo tempo um grande desafio em sua carreira como canoísta. 
Ele esta fazendo parte de do PROJETO CACHOEIRAS,  que  tem o apoio direto das instituições:
UNESP - Universidade do Estado de São Paulo
UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro 
UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora / MG
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá / MG
CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
O projeto consiste em coletar amostras d`água do Rio Paraíba do Sul em cada cidade por ele banhada e fazer uma profunda analise da sua qualidade. O projeto abrange a área esportiva (Pedro Oliva), Ciência (Felipe Pacheco) e Sociedade (UNESP)
Pedro oliva saiu de caiaque da nascente do Rio Paraíba do Sul no dia 12 de julho do corrente ano, precisamente da cidade de Areias -SP, passará por quarenta (40) cidades. Hoje, 08/09/2015 Pedro Oliva (tem vinte anos de de experiências em mais de quarenta países), chegou  nesta tarde em ALÉM PARAÍBA-MG, perfazendo um trajeto de 1000 KM (Mil Quilômetros), numa velocidade média de cinco quilômetros por hora, completando cinquenta e seis (56) dias de muito trabalho, aventura, descobertas e experiências inesquecíveis.
Muitas vezes dormindo á beira do Rio Paraíba do Sul ou em casas gentilmente cedidas por moradores de cidades locais.
Hoje, 08/09/2015, por volta das 15h, Pedro Oliva foi recepcionado pela Secretária Municipal de educação, Luciana Galhardo e o secretário Municipal de Esporte lazer e Turismo, Rogério Lobo ás margens do Rio Paraíba do Sul. 
Na sequência foi para o Colégio CENEC na ainda no bairro Ilha do Lazareto, onde deu uma palestra sobre a importãncia do Rio paraíba do Sul, o Projeto que vem desenvolvendo, respondeu várias perguntas dos alunos e deu autografo. Uma equipe de filmagem de FURNAS estava presente registrando todo momento do atleta no Município, como também a Rádio 102,7 FM afiliada a Rede Mix de Rádios e o Blog do Adenilson Mendes.
Acoplado ao caiaque, existem vários equipamentos para analisar a qualidade da água e do ar.
O projeto Cachoeiras, está para findar-se no dia 12 de setembro próximo, no Distrito  ATAFONA, SÃO JOÃO DA BARRA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ onde é a foz . (encontro do Rio Paraíba do Sul com o Mar)
Daqui uns dias todo material coletado nesse projeto, será transformado em um documentário, e seu resultado final servirá para a própria conservação do Rio paraíba do Sul.
Em 2009 o recordista Pedro Oliva, teve seu nome no livro dos recordes quando saltou de uma cachoeira em queda livre com seu caiaque por 40 metros , no Canadá percorreu 700 KM e este projeto será de 1.200 KM. 
Outras informações acessem: www.facebook.com/pedrolivakaiak
Reportagem Blog do Adenilson Mendes


Nenhum comentário:

Postar um comentário